Blog > Energia Solar e Biomimética

Postado por Solis Smart

Energia Solar e Biomimética

Biomimética é a prática de aplicar as lições da natureza à invenção de tecnologias mais saudáveis ​​e amigáveis ​​para as pessoas e o planeta. Os designers biomiméticos (“biomimics”) se concentram em compreender, aprender e emular as estratégias utilizadas pelos seres vivos, com a intenção de criar designs e tecnologias que sejam sustentáveis. Assim, por exemplo, a energia solar imita o processo da fotossíntese nas plantas, ou seja, gera energia a partir do sol.

 

Esse conceito se popularizou através de Janine M. Benyus, bióloga, autora, consultora de inovação e autoproclamada “nerd da natureza”. Ela pode não ter cunhado o termo biomimetismo, mas certamente o popularizou em seu livro Biomimicry: Innovation Inspired by Nature (Biomimetismo: Inovação Inspirada pela Natureza).

 

Este livro profundo e acessível detalha como a ciência está estudando as melhores ideias da natureza para resolver nossos problemas mais difíceis do século 21. Em Biomimicry, ela nomeia uma disciplina emergente que emula os projetos e processos da natureza (por exemplo, células solares que imitam folhas) para criar  projetos, materiais e tecnologias que não só sejam sustentáveis, mas também regenerativos e restauradores.

 

Talvez o maior erro que cometemos foi esquecer que somos parte, e não separados, dos ecossistemas de nosso planeta. Dependemos deles para fornecer o essencial, como ar limpo, água e alimentos. E, por sua vez, o resto da vida na Terra depende de nós para estarmos atentos aos limites dos recursos planetários.

 

Na prática da biomimética, visamos um objetivo audacioso: construir um mundo mais favorável à vida – um mundo no qual as tecnologias humanas atendam às mesmas “restrições de design” em que o resto da vida na Terra trabalha. Naturalmente, não podemos criar esse mundo perfeito da noite para o dia. Mas quando prestamos muita atenção em como a natureza funciona, e aprendemos como podemos imitar sua genialidade de forma a melhorar, em vez de destruir, nosso planeta, podemos dar passos em direção a uma mudança significativa. Com o tempo, todos esses passos podem se somar a uma mudança do sistema, uma maneira melhor de se encaixar em nosso mundo. 

 

Fonte: https://biomimicry.net/ 

https://toolbox.biomimicry.org/



Outras Postagens

TRABALHE CONOSCO

Seja um integrador credenciado

Copyright © 2020 Solis Smart • Todos os direitos reservados

Desenvolvido por agentecria.com