Blog > Dá Para Armazenar Energia e Ser Off Grid?

Postado por Solis Smart

Dá Para Armazenar Energia e Ser Off Grid?

O sistema conhecido por Off Grid, significa desconectado da rede, ou seja, funciona de forma isolada, não dependendo do fornecimento de eletricidade por parte de Concessionárias de Energia. São instalados painéis solares sobre o telhado do imóvel e estes possuem células fotovoltaicas, as quais captam a luz do sol e a transforma em energia elétrica. A energia produzida é entregue em corrente contínua. Os eletrodomésticos utilizam corrente alternada. Para fazer a conversão é conectado aos painéis solares um equipamento que se chama inversor.

Mesmo em dias nublados, o sistema fotovoltaico produz energia elétrica, porém, em menor escala, podendo recorrer às baterias para complementar a demanda da imóvel. À noite, toda a energia consumida no imóvel virá das baterias, portanto, o dimensionamento do projeto deve ser feito minuciosamente para que não falte energia para alimentar equipamentos essenciais que eventualmente possam estar instalados no imóvel.

Com o crescimento da energia solar e eólica, começou a ocorrer redução nos preços da tecnologia de armazenamento. Durante a última década as baterias de íon de lítio tiveram redução de mais de 85%* (sem considerar impostos) e ao mesmo tempo que o custo reduzia, a densidade energética era triplicada, passando de 100 Wh/kg em 2010 para 300 Wh/kg em 2020. A tendência é que estes valores continuem caindo, uma vez que a evolução tecnológica e o avanço da mobilidade elétrica estão gerando aumento de escala e o desenvolvimento deste mercado.

Ainda assim, as baterias possuem custo elevado, portanto, deve-se ponderar a real necessidade de utilização de equipamentos durante o período da noite. As baterias de lítio, mesma tecnologia empregada em celulares, notebooks e veículos elétricos, estão sendo cada vez mais utilizadas em sistemas fotovoltaicos, pois possuem mais durabilidade, maior capacidade de carga e não são tóxicas. A velocidade na recarga das baterias dependerá do tipo de inversor ou controlador adquirido, bem como da relação entre a geração de energia e consumo durante o dia, portanto, os painéis solares deverão ser instalados em local adequado para que possam ter a maior incidência possível de luz solar.

Além do painel solar e inversor, a bateria armazena a energia para que os equipamentos do imóvel possam entrar em funcionamento, especialmente, no período da noite. Não requer manutenção.

É preciso avaliar qual é a sua necessidade e decidir o que melhor se adapta. O sistema Off Grid pode ser útil para quem vive em locais remotos ou para quem prefere ter um sistema independente. Consulte o técnico e analise com ele o tipo de projeto que melhor o atenderá. 

(*) Fonte: Greener.



Outras Postagens

TRABALHE CONOSCO

Seja um integrador credenciado

Copyright © 2020 Solis Smart • Todos os direitos reservados

Desenvolvido por agentecria.com